Relato feito pela aluna Thays da Cruz Silva:

Nessa dia foi proporcionado uma palestra sobre agroecologia. Foram discutidos várias conceitos, que nos permitiu refletir sobre inúmeros aspectos da vida, desde o início da vida na terra, a as formas de relações, tanto relações que são danosas para um ou ambos que estão envolvidos, como relações com benefício mútuo.

WhatsApp Image 2017-06-18 at 20.24.42

Aprendi coisas que não imaginava, como a relação entre as diversas espécies de plantas com seu ecossistema, é tudo muito interligado e complementar, como ciclo, quando se altera um elemento, tal alteração interfere em todo o ciclo. Dessa forma, várias elementos que na agricultura local não é percebida sua importância, como as plantas daninhas, minimização de uso de insumos e enriquecimento da matéria orgânica.

WhatsApp Image 2017-06-18 at 20.25.12

Assim, a agroecologia é um campo que se volta para uma agricultura que se preocupa com aspectos ecológicos. O cultivo e manejo se dá de forma mais integrada com o ecossistema, visando a não utilização de produtos tóxicos e industrializados no cultivo, buscando sempre minimizar os impactos ambientais, respeitando a forma de funcionalidade natural do local, em sua pluralidade e diversidade. Foi uma experiência inquietante, e que fez me refletir sobre o modo de viver contemporâneo, com sua temporalidade acelerada, com a perca com contato com a natureza, e uso e produção exacerbada de bens que não são fundamentais.

WhatsApp Image 2017-06-18 at 20.25.52

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php