INSTITUTO INTERDISCIPLINAR DE SOCIEDADE, CULTURA E ARTE – IISCA

A criação do IISCA é proposta a partir de cursos existentes e áreas de conhecimento distintas, sem esquecer das especificidades delas, e sim reconhecendo o potencial de valorização e integração recíprocas. Por esse motivo, sua constituição, ampla e plural, está condicionada a que a representatividade do Instituto, nas diversas instâncias da Universidade, seja garantida de forma proporcional ao número de cursos componentes, seja nos Conselhos Superiores, seja na alocação de novos cursos, de recursos humanos e materiais.

Apesar de se constituir com base em Cursos distintos, o IISCA pretende fomentar o reconhecimento de setores de estudo transversais que potencializem a prática efetiva da interdisciplinaridade. Inclusive, algumas iniciativas que concretizam a interação entre os cursos componentes já existem, nos permitindo vislumbrar uma prática inovadora de ensino, pesquisa, extensão e cultura.

Por fim, cientes da ousadia desta proposta, nos comprometemos à sua reavaliação em um prazo bienal, contemplando a possibilidade de redefinição e modificação. Ainda, e mais no geral, consideramos como indispensável a continuidade do debate sobre a construção das áreas de conhecimento em nossa Universidade e sugerimos como necessária a previsão expressa de um período obrigatório de 2 anos para revisão da organização dos Institutos em seu conjunto.

Ao lançarmos esta proposta, pretendemos dialogar e interpretar os contextos local e global do nosso fazer acadêmico através de aproximações disciplinares que vão além das clássicas áreas temáticas da Capes.

O contexto local, onde se implanta a nossa UFCA, nos pede a saída dos estereótipos da carência, a escuta sensível dos potenciais abafados e a valorização de toda semente de autoafirmação criativa, que vise à busca de caminhos de desenvolvimento originais e duráveis.

O contexto global nos incita, inclusive para dar conta da tarefa anterior, a olharmos além das cercas disciplinares já postas.

css.php