O relato a seguir foi feito pela aluna Thays da Cruz Silva:

A própria localidade em si da comunidade, nas proximidades da floresta nacional do Araripe, já nos leva a uma experiência que nos convoca a estar próximos a natureza, e de si mesmo. Um local que nos inspira a contemplar a bela simplicidade da natureza, a refletir sobre o cotidiano agitado, e que de maneira sutil, revela a natureza como acolhedora e providente para com as necessidades dos seres vivos.

A proposta da comunidade integra princípios éticos de cuidado com a terra e cuidado com os outros, e também princípios de design, pois seus principais objetivos são favorecer uma cultura local de raizeíros e benzedeiros e um trabalho com as crianças no que se refere a uma educação de cuidado para com a natureza e para com o outro.

Se observa esse cuidado com a terra no ciclo da bananeira, que além de ser uma forma natural de tratamento de água, não causando impactos na natureza, ainda oferece os frutos da bananeira para nos beneficiar. Percebe-se os princípios de design da permacultura, como o observe e interaja, com a construção do espaço está se dando de maneira gradual, conforme as especificidades e potencialidades locais, numa interação harmoniosa entre a natureza e as pessoas.

O princípio capte e armazene energia, verifica-se no armazenamento de água, solo fértil, produção de alimentos (vegetais, ervas, galinhas). O princípio de não produza desperdício e use e valorize os recursos renováveis, com a compostagem.

Use soluções pequenas e lentas, ao utilizar do saber local para tratar de saúde, e também o uso da horta, são pequenas ações lentas que tem impactos positivos. O princípio de use e  valorize a diversidade, se percebe nas espécies de árvores e na horta. Na construção do anexo, utilizando-se da bio-arquitetura como técnica de construção que visa causar menos danos ambientais. Enfim, foi uma experiência gratificante e enriquecedora, de aprendizagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php